Aconteceu nesta semana, no último dia 17 de julho, uma importante audiência no Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret), vinculado à Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia (SGP/ME), para tratar de pontos gerais da pauta de reivindicações dos servidores da base da Fenasps. A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social foi representada pela sua diretoria, incluindo Djalter Rodrigues, que também é vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do RN. Representando também os servidores do Rio Grande do Norte estiveram presentes Fátima Caldas, presidente do Sindprevs/RN, além de Karina Coeli, assessora jurídica do sindicato.
A reunião teve início com apresentação do novo diretor de Relações do Trabalho, Cleber Izzo, que colocou sua intenção à frente da Secretaria, citando as diversas audiências sem nenhum retorno objetivo para a entidades sindicais representativas de servidores/as públicos/as dos diversos órgãos da administração federal. Cleber Izzo ressaltou ainda que se surpreendeu com a quantidade de carreiras que compõem atualmente o quadro de pessoal do funcionalismo federal: mais de trezentas.
O diretor da Deret informou que a Gestão de Pessoas é composta de sete diretorias e quatro novos diretores e três da carreira, mencionando sua trajetória profissional anterior, em especial no setor privado, sua área de atuação prévia. Após sua exposição inicial, abriu a fala para as representações da FENASPS se apresentarem.
Em seguida, os representantes entraram na discussão das demandas constantes da pauta de reivindicações dos trabalhadores do Seguro e da Seguridade Social. Foram elas:
Comitê Gestor;
Insalubridade/SIASS;
Compensação dos dias parados da Greve de 2009 e 2015;
Períodos das Greves Gerais de 2017 e 2019;
Adicional de Qualificação;
Aposentados e Aposentadas;
GEAP/Capesaúde;
Concurso Público;
A pauta completa pode ser conferida AQUI