Pode até parecer que esta é uma notícia velha, mas não é. A Fenasps já havia divulgado, em julho de 2014 e em outubro de 2015, dois relatórios de auditorias realizadas no Instituto, o primeiro elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o segundo pela Controladoria-geral da União (CGU).
Ambos apontaram falhas na gestão do INSS, principamente em relação ao cumprimento de metas estabelecidas pela gestão do próprio Instituto, e demostraram que seria necessário, com urgência, o aumento da força de trabalho, via concurso público, para poder dar vazão às demandas cada vez mais crescentes nas Agências da Previdência Social (APS).
Agora, em novo relatório, novamente a CGU analisa a gestão do Instituto, só que desta vez em relação aos recentes projetos “INSS Digital” e “Governança das Filas de Atendimento dos Benefícios por Incapacidade”.
A auditoria, realizada de dezembro de 2016 a de março de 2017, concluiu que ainda que esses dois projetos tenham sido iniciativas para melhorar o desempenho operacional, o INSS cometeu graves falhas no planejamento e na implementação desses projetos.
Confira AQUI na íntegra do relatório da CGU divulgado pelo Portal da Transparência.
Com informações, FENASPS