Um momento de muito debate e esclarecimentos. Foi assim o seminário “O serviço público e a sua nova realidade”, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte, que aconteceu nesta quinta-feira (20, em Natal.
A palestra da manhã foi “As possibilidades de aposentadoria do servidor” com coordenação de Francismar Maia e palestras de Karina Coeli, advogada do Sindprevs/RN, e Francisco Assis Cordeiro da Silva, técnico do Seguro Social do INSS. “Esse momento é muito importante para prestar esclarecimentos. A Reforma da Previdência, se aprovada, pode mudar completamente o cenário. O importante é ressaltar que cada caso tem que ser avaliado de maneira individual. Ou seja. Para alguns a aposentadoria é uma boa e para outros talvez não seja a melhor alternativa”, destacou a drª Karina Coeli.
No período da tarde, o debate foi sobre o “INSS Digital”, com mediação de Carlos Henrique Ferreira da Silva. Fábio Trigueiro, técnico do seguro social do INSS, manifestou grande preocupação sobre as penalidades previstas pelo novo sistema. Segundo ele, essa penalidades graves vão fazer com que vários benefícios sejam negados pelo servidor. O INSS Digital deveria ser abortado e os servidores e a sociedade precisam se envolver. O cidadão será o maior prejudicado.
Enquanto isso, Lênin Tierra, técnico do seguro social do INSS, se posicionou de maneira contrária ao INSS Digital, alertando que o presidente do Instituto defendeu, nas últimas eleições gerais, a existência de um sistema de previdência complementar.
Para Suany Talitta, diretora da Secretaria de Seguridade Social do Sindprevs/RN, “o seminário teve como foco o desmonte dos serviços públicos prestados pelo INSS. A carreira do servidor também está em jogo, inclusive o fim do concurso público. Chamamos atenção também para os convênios que dão espaço para a privatização”, destacou.
Fátima Caldas, presidente do Sindprevs, falou sobre o momento. “Foi um grande debate, fundamental para esclarecer as dúvidas dos nossos associados. O Sindprevs/RN sempre esteve e sempre estará de portas abertas para promover debates dessa natureza.